Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para transformar o mundo.

''nos concedem uma nova perspectiva para converter as necessidades e as ambições a nível mundial em soluções mercadológicas.''
José Eduardo Scardua

José Eduardo Scardua

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial. Ela foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, no dia 24 de outubro de 1945, por intermédio de um documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas. A razão para a sua criação está correlacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, emergindo um debate sobre a urgência de buscar a paz entre as nações.

Atualmente, a ONU conta com 193 países-membros, e após assembleias e reuniões, finalizadas em agosto de 2015, foi desenvolvida a  Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, representando  um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros, propondo 17 objetivos e 169 metas estabelecidas.

Torna-se evidente que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contribuirão, a longo prazo, para um mundo melhor. Além disso, nos concedem uma nova perspectiva para converter as necessidades e as ambições a nível mundial em soluções mercadológicas. Os minuciosos objetivos incluem metas em grande diversidade de temas, sendo estes: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infra-estrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação. 

É notável que grande parte dos propósitos estabelecidos se complementam, sendo assim, nenhum setor se desenvolve sobreposto à outro, originando um desenvolvimento exponencial e coletivo.

A Raiz tem como intuito incentivar e estimular múltiplos objetivos instituídos para  transformar o mundo, tais como o segundo objetivo, relacionado à fome zero e cultivo sustentável, apoiando os pequenos produtores e a agricultura familiar. Ademais, o oitavo objetivo também é instigado pela Raiz, estimulando boas condições de trabalho e desenvolvimento, fomentando o trabalho dos produtores por meio de uma tecnologia para comercialização, além do empenho para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental; Não obstante, urge-se trabalhar em contato com o décimo segundo objetivo, sobre consumo e produção sustentável, abordando sobre a procedência dos alimentos, buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.

Além disso, somos uma solução tecnológica para as famílias produtoras que buscam a valorização e aumento da renda. Nossa missão está alinhada a promover um progresso socioambiental, atrelando também, a um desenvolvimento socioeconômico, levando protagonismo as famílias produtoras e melhorando assim, sua condição de trabalho.

Pelos objetivos da Agenda 2030, nosso compromisso é aumentar a rede de orgânicos, contribuindo, assim, para o estímulo da produção orgânica, fomentando a economia local e o desenvolvimento, aumento de renda das famílias produtoras,  e a diminuição do desperdício de alimentos orgânicos, dessa forma, viabilizando a ecologia da agricultura familiar.

Reconhecemos que aderindo novas tecnologias, melhorando a gestão e  promovendo a inovação e divulgação, temos potencial para contribuir para os objetivos da ODS e assim, fazer parte da proteção e desenvolvimento do planeta.  

pensou em instituir alguns desses 17 objetivos como metas para sua empresa também? Podemos trabalhar todos juntos e com o mesmo propósito, em direção a um mundo melhor.

Clique para compartilhar este post:
Share on facebook
Share on linkedin

Cadastre-se e receba Notícias do mundo orgânico em seu email:

Nós odiamos spam. Nunca enviaremos conteúdo sem valor pra você.