Novo olhar aos alimentos: como fazer novas receitas

Na correria do dia a dia acabamos sempre pensando no óbvio e fazendo as coisas automaticamente. Para a comida não funciona diferente!
José Eduardo Scardua

José Eduardo Scardua

Um novo olhar para os ingredientes do dia a dia pode deixar a nossa alimentação mais saudável, barata e gostosa. Acreditar no potencial culinário de cascas, talos, sementes e folhas faz toda diferença no preparo das refeições. Essas partes dos alimentos, que são descartados na grande maioria das vezes, são excelentes fontes de nutrientes. Inclusive alguns são a parte mais nutritiva, e que infelizmente, vão parar na lata de lixo. Um ótimo exemplo é a rama da cenoura, que é muito mais nutritiva do que a própria cenoura e tem o mesmo sabor!

Estar aberto a novos sabores, aproveitando os alimentos integralmente, evitando o desperdício, é uma medida que ultrapassa o fator nutricional e o paladar. Hoje, 1/3 de tudo que é produzido vai para o lixo. No entanto, há quase 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo e o dobro de pessoas acima do peso e se alimentando mal. Cuidar do uso integral dos alimentos é uma questão socioeconômica fundamental. Usando a criatividade para uma alimentação muito mais nutritiva e consciente!

É possível fazer ótimos bolos, sucos, doces, tortas, saladas, acompanhamentos, cremes, sopas, caldos e biscoitos com cascas, folhas, talos e sementes. Deixando suas refeições mais diversificadas, nutritivas, saborosas e econômicas. A democratização da alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos se dará com a transformação da cultura alimentar. Aproveite a chegada do Outono e torne sua cozinha mais consciente. A estação é propícia para a comidinha conforto como caldos, cremes, sopas e massas, que podem ser preparadas com esses ingredientes riquíssimos. Saudável para você e para o planeta!

Clique para compartilhar este post:
Share on facebook
Share on linkedin

Cadastre-se e receba Notícias do mundo orgânico em seu email:

Nós odiamos spam. Nunca enviaremos conteúdo sem valor pra você.