Mitos do agrotóxico: é só lavar que sai?

Segundo a Anvisa a lavagem dos alimentos não retira completamente os resíduos dos agrotóxicos, pois muitos deles penetram no alimento, impedindo assim que se remova completamente o veneno.
José Eduardo Scardua

José Eduardo Scardua

No país que lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos e em tempos de regularização de mais e mais veneno na nossa comida torna-se fundamental trazer à luz questões sobre o tema.

A informação de que: “É SÓ LAVAR BEM OS ALIMENTOS QUE OS AGROTÓXICOS SÃO REMOVIDOS” é um grande MITO! Segundo a Anvisa a lavagem dos alimentos não retira completamente os resíduos dos agrotóxicos, pois muitos deles penetram no alimento, impedindo assim que se remova completamente o veneno. Análises da própria agência, assim como um estudo do Greenpeace, revelam a presença de resíduos de agrotóxicos em aproximadamente 60% das amostras, e irregularidades em 30%. .

Muitas pessoas pensam que os agrotóxicos só ficam nas cascas dos alimentos devido, principalmente, ao seu método de aplicação por meio da pulverização aérea. Contudo, existem diversos tipos de venenos que agem de forma sistêmica, e mesmo aqueles que entram somente em contato com a parte externa do vegetal podem ser absorvidos pelas plantas e alimentos por meio dos poros. Além disso, nem sempre é aplicado apenas um tipo de produto. Em amostras de pimentão, por exemplo, já foram encontrados 88 tipos diferentes de agrotóxicos.

Contudo, não existe uma forma de retirar agrotóxicos de alimentos uma vez que tiveram contato com essas substâncias. Dessa forma optar por alimentos orgânicos continua sendo a maneira mais segura para uma alimentação saudável.


Clique para compartilhar este post:
Share on facebook
Share on linkedin

Cadastre-se e receba Notícias do mundo orgânico em seu email:

Nós odiamos spam. Nunca enviaremos conteúdo sem valor pra você.